Aprender idiomas é investir na qualificação para o mercado de trabalho


Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a procura por profissionais que investem em outros idiomas e possuem o domínio da língua só aumenta. Segundo pesquisas feitas pela instituição linguística internacional Ethnologue: Languages of the World inglês e espanhol estão entre as línguas mais faladas no mundo. Dessa forma, investir em outro idioma além de ser fundamental e interessante para o trabalho, possibilita ainda diversas oportunidades para a vida social, amplia a rede de relacionamento com pessoas de diferentes países e aumenta a capacidade cultural e intelectual.

Apesar de ser um dos itens imprescindíveis nas entrevistas de emprego, a falta de domínio em outro idioma já foi a causa de perda de oportunidades para muitas pessoas como foi o caso da tecnóloga em logística, Rosemary Nascimento. “Fui a uma entrevista de emprego que tinha como um dos requisitos escrever e falar inglês fluentemente, como não havia terminado o meu curso eu não consegui ficar na vaga”, revelou a tecnóloga.

O fato é que o “inglês básico” não é o suficiente para conseguir um bom emprego. Para quem quer ascender na profissão, falar inglês com fluência se tornou uma obrigação. “É primordial. Acabei perdendo a vaga para um concorrente que não tinha um currículo tão bom, no entanto falava o inglês fluente, pois a empresa que contratava recebia visitantes de fora do país constantemente”, acrescentou.

Copa 2014

Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas, cerca de 600 mil turistas estrangeiros virão ao Brasil em junho para a Copa do Mundo 2014 e vão realizar quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Em torno de 341,4 mil são turistas internacionais. Somente neste evento, segundo a Secretaria Estadual Para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) devem ser produzidos 3,6 milhões de empregos no País.

(Informações Agência Fucapi)